terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Elysium – EUA, 2013 de Neill Blomkamp.



O filme mostra duas paisagens bem distintas, uma é o planeta Terra em 2159 – grande semelhança com alguns bairros periféricos de São Paulo e de muitas outras cidades do Brasil - habitado por pessoas pobres, violentas e doentes. A outra é a estação espacial Elysium, um lugar totalmente planejado, com belíssimas paisagens e lindos jardins, apesar da mistura de topiaria com palmeiras, que eu particularmente não aprecio muito, além das florestas organizadas. A paisagem é bem semelhante com Dubai. Nunca tinha visto em filmes tantos jardins verticais como neste. Em Elysium as pessoas são ricas despreocupadas e sadias.
No elenco, além de Matt Damon, representante dos pobres e Jodie Foster, dos ricos, estão presentes no filme Alice Braga e Wagner Moura, nem preciso falar de que lado eles estão né? Desculpem a crítica, fora isso, os dois estão muito bem assim como a dupla principal.
Algumas coisas me chamaram atenção: a da presença e resistência das palmeiras, o que confere um tom aristocrático aos jardins de Elysium, é claro - na Terra só sobraram poucas árvores solitárias, talvez por isso o planeta tenha ficado doente. Outra, é como os jardins são associados às classes mais abastadas, o que em minha opinião não condiz com a realidade, pois conheço muitas pessoas que dão um duro danado para se manterem e têm jardins muito charmosos; na primeira cena em Elysium a frase que Foster usa para receber as pessoas é “Sejam bem-vindo, aprecie a vista do jardim”
O filme é interessante, tanto para ver belos jardins, jardins verticais e como eles conseguem inserir plantas bem cuidadas em todos os cantos, em Elysium é lógico. Eu recomendo!

Um comentário:

Giu disse...

Oi Assucena, fico muito feliz em poder trocar umas letras aqui com você, sei que aqui o assunto é outro, mas como não sabia se você me aceitaria no facebook, tomei a liberdade de escrever aqui. Comecei a assistir o AV quase sem querer, o que me chamou atenção de início foi a palavra arquitetura, bem, assim que comecei a assistir o programa me interessei de verdade e quando você começou o teu quadro, passei a assistir AV sempre que dá. Espero que o programa continue com muitas outras temporadas e que você participe de todas, você fala das plantas com tanto entusiasmos que dá vontade ir plantar imediatamente. Tenho em minha casa um quintal enorme e jardim, por causa de minha mãe que tem "o dedo verde", eu não tenho este dom, mas tento. Gostei de encontrar este seu blog sobre cinema, gostei muito do filme Elysium, que trata de um futuro que infelizmente estamos construindo aos poucos, muitos prédio, aço e concreto acabando com os jardins e quintais. Já escrevi muitas letrinhas aqui, desejo muito sucesso a você.