domingo, 20 de março de 2016

Nossa irmã mais nova

Nossa irmã mais nova – “Umimachi Diary”, Japão – 2014, direção de Hirokazu Koreeda.
Um filme que mostra beleza e sutileza. Além do excelente trabalho das atrizes que interpretam as quatro irmãs, o filme conta uma linda história familiar sem grandes conflitos, mas o melhor do simples.
As três irmãs – Sachi, Yoshino e Chika – vivem juntas em uma grande, velha e bela casa, com um lindo jardim. Quando o pai delas, ausente há muitos anos morre, elas conhecem Suzu, uma meia irmã que vai morar com elas tornando o cotidiano das quatro irmãs mais bonito. Aceitando que o certo e o errado da vida não são para serem julgados, mas vividos e aproveitados, tal qual uma flor de cerejeira, tão bela e efêmera, que não pode ser desperdiçada e sim apreciada.
Os movimentos de câmara são deliciosos e a fotografia digna de ser contemplada, dá vontade de rever o filme.
Bem, mas vamos ao que mais gosto de escrever. Logo nas primeiras cenas aparecem cicas e fênixes e na sequencia várias plantas asiáticas utilizadas no Brasil, em certos momentos poderíamos até dizer que algumas cenas parecem terem sido filmadas aqui. As estações são bem marcadas com arvores com cores típicas do outono, em especial áceres e plátanos, cenas com folhas caindo e uma camada de folhas no chão. A primavera é marcada pela beleza das cerejeiras, existe uma sequência maravilhosa filmada em um túnel dessas árvores. É de tirar o fôlego. Aparecem ainda os resedás e hortênsias para dar mais charme ao filme.
Se me perguntarem o que mais gosto no filme, certamente vou dizer da beleza das plantas e jardins e o que foi dito sobre o assunto - que presente é estar vivo para apreciar a beleza da florada das cerejeiras.

Vale a pena ver!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa que bela narrativa. Fiquei com vontade de assistir a filme para ver as imagens q criei em minha mente ao ler seu texto. Obrigado por mais esse presente. Bjs e sds de vc. Ligia Guerra

Assucena Tupiassu disse...

Que bom que você gostou Lígia, se você tiver oportunidade vá ver o filme, é lindo, não só as paisagens. Um beijo minha querida.
Assucena