A Guerra dos Rocha – 2008 (Brasil)
Elenco: Taís Araújo, Marcello Antony, Ary Fontoura, Ailton Graça, Nicete Bruno, Giulia Gam, Diogo Vilela, Ludmila Dayer, Lúcio Mauro Filho, Cecília Dassi, Felipe Dylon, Zéu Britto, Ângelo Paes Leme
Santa Tereza, o bairro carioca pouco explorado pelos cineastas brasileiros, aparece neste filme, com todo o seu charme, ladeiras e belas vistas. As duas principais locações são casas com lindos jardins no melhor do gênero mix, ou seja, uma mescla do estilo inglês com a espontaneidade da maneira carioca de ser, afinal modificar a natureza pra quê, se ela já é linda?
Bromélias, palmeiras, helicônias, alpinias, primaveras aparecem às pencas nos principais cenários externos, além da clússia- Clussia fluminensis -, característica do Rio de Janeiro. Um realce a parte é a mini pata-de-elefante que aparece discretamente no parapeito da janela da cozinha da casa do Marcelo (Lúcio Mauro Filho).
Outro jardim que merece ser comentado é o de um condomínio na Barra da Tijuca. Dá pra notar que nele há claramente a interferência da mão do homem, como os pingos-de-ouro bem podados, quadros com bromélias e orquídeas, além de um paisagismo que, é claro, foi feito por um profissional da área.
Em uma das tomadas de cima é possível observar as copas das árvores presentes nas calçadas que se juntam e formam um grande maciço verde. Isso é possível porque a fiação elétrica no Rio é subterrânea.
O Filme do Jorge Fernando conta com um elenco de tirar o chapéu que entre risos e gracinhas aborda o triste fim dos idosos, o abandono. Mas de rir de chorar é a cena dos dois jovens ladrões que se escondem na casa onde estão duas idosas, uma delas interpretada por Nicete Bruno e outra (dona Dina) por Ary Fontoura.