domingo, 19 de outubro de 2008

Caos Calmo





Caos Calmo


Caos calmo – Itália e Reino Unido 2008 – Direção Antonio Luigi Grimaldi.
Elenco Nanni Moretti, Valeria Golino, Alessandro Gassman

Calma foi a reação que Pietro (Nanni Moretti) escolheu para lidar com o caos da morte súbita de sua mulher.

O filme começa em uma praia e com uma vegetação típica, palmeiras, alpinias, gerânios etc, em uma fotografia muito bonita.

Talvez por culpa da sua ausência na hora da morte de sua mulher, ele decidiu esperar todos os dias por sua filha na praça em frente à escola que ela estudava para que ela não se sentisse abandonada. Enquanto isso, a empresa que ele trabalhava estava preste a concluir a fusão com uma empresa americana.

Nesse cenário capitalista é a praça que humaniza. As praças são espaços democráticos onde pequenos gestos como conversar com o garçom, cumprimentar pessoas que não se sabe o nome e alegrar um menino com síndrome de Down fazem toda a diferença.

O jardim da escola é interessante. Tem camélias, cercas vivas de durantas, trepadeiras de unha-de-gato e hera variegata, e ainda maravilhosas laranjeiras.

Na praça, o plano mais baixo, gramado (relva) e as folhas no chão nos mostram as mudanças de estações. As árvores alinhadas agem como moldura do belíssimo cenário. Além disso, as ruas que aparecem, com exceção das áreas centrais, são elegantemente arborizadas.

Nenhum comentário: