segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A filha do pai


A filha do pai (La fille du puisatier) – França, 2012 , direção de Daniel Auteuil
Patricia (Astrid Bergès-Frisbey), a filha mais velha do poceiro Pascal Amoretti (Daniel Auteuil), um homem trabalhador, honrado, mas pobre, conhece seu grande amor Jacques(Nicolas Duvauchelle), piloto da aeronáutica, bonito, charmoso e rico, às vésperas da 2ª Guerra Mundial, em 1939. Patrícia engravida de Jacques, mas ele é mandando para guerra, sem poder ao menos se despedir.
Tudo isso é filmado na Provence, que em minha opinião, é a região mais linda da França. Para quem fotografa é uma maravilha, você praticamente só clica, a região se enquadra. Não precisa escolher o quadro, tudo está pronto para ser filmado e fotografado, o ambiente pitoresco, as colinas, os campos de lavandas. É assim no filme, aproveitando muito bem o regionalismo típico da sua Provence. Chamou-me atenção, que neste filme não aparecem a lavandas, que é a flor símbolo da região. O filme todo mostra o verde maravilhoso e as tonalidades terra, essas duas cores ocupam 99 por cento do filme, duas exceções para o lindo campo de papoulas no inicio do filme e o amarelo de cousas. Também a beleza dos troncos dos plátanos e a leveza nos campos de gramíneas.
Confesso que sou super fã de Daniel Auteuil, que para mim é o maior ator do cinema francês dos últimos tempos. Aqui ele está maravilhoso como ator e ainda faz a direção.

“A Filha do Pai” é um filme agradável, principalmente para os românticos, e  nos dá a oportunidade apreciar a luz, os matizes e bonitos lugares, que no passado inspiraram os impressionistas. Tudo isso junto com a boa técnica, trilha sonora bem escolhida e principalmente a fotografia fazem esse filme muito recomendado.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

De repente é amor


De repente é amor “A Lot Like Love” Dirigido por Nigel Cole – EUA , 2005.
Oliver (Ashton Kutcher) observa e a fotografa Emily (Amanda Peet) durante uma briga dela com o namorado, eles se conhecem melhor no voo que cruza os Estados Unidos. Ele, um moço certinho e carinhoso que procura seguir um cronograma para sua vida, com sucesso profissional, encontrar o amor de sua vida, casar e ter filhos. Ela é espontânea e indisciplinada, sem fazer planos para o futuro. Oliver e Emily sentem atração um pelo outro, mas eles são muito diferentes. Durante os sete anos seguintes eles se encontram em momentos aleatórios e esporádicos, até que se encontram novamente 7 anos depois.

Em um dos encontros Oliver resolve fazer uma serenata para Emily no jardim do prédio que ela mora, aí vem a parte boa, o jardim é uma graça com várias espécies de musáceas (bananeiras, helicônias) algumas bromélias, orquídeas, também azaleias, primaveras etc. O filme é uma comédia romântica para aqueles dias que você está cansado e quer relaxar um pouco, mas vale a pena pelo jardim e pela beleza do casal protagonista.