sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O Jardineiro Fiel

O Jardineiro Fiel (“The Constant Gardener”, EUA, 2005) de Fernando Meirelles
O filme conta a história de um diplomata britânico, chamado Justin (Ralph Fiennes) apaixonado por jardinagem e sua esposa Tessa (Rachel Weisz), uma ativista de causas humanitárias. Ele cuida dos pequenos jardins, e em muitos momentos observo que como terapia, e ela cuida do jardim do mundo, uma das metáforas mais lindas que já vi. Na minha segunda cena predileta ela chega correndo toda molhada enquanto ele olha a chuva pela janela, ela vive a chuva enquanto ele observa.
A minha cena preferida é logo no começo do filme, quando nosso jardineiro recebe a notícia da morte de sua esposa. Ele estava regando as plantas quando recebe a notícia de que sua amada havia morrido - ele, um diplomata britânico, não podia chorar – então, neste exato momento amassa uma planta, um Sedum sp, e aquele aperto que era sua própria sensação fez com que a planta soltasse uma gota, sua lágrima, o seu choro. Eu, que já era fã de Fernando Meirelles, depois desta cena o classifiquei na minha lista dos 10 melhores diretores de cinema.
A história principal é um grande conflito ético, um teste de medicamentos em pessoas de comunidades pobres, pessoas inocentes que estão sendo cobaias e acabam morrendo por usarem, sem conhecimento e consentimento, medicamentos que ainda estão sendo testados. Fica claro que os poderosos pensam que estas pessoas já estariam mesmo condenadas à morte e que poderiam ser usadas em testes com fins lucrativos.
Quem não viu o filme, corra... Vale muito a pena!

Inch´Allah







Inch’ Allah, França/Canadá 2011 - diretora e roteirista Anaïs Barbeau-Lavalette



Apesar de o tema central ser a disputa entre judeus e árabes, o que já foi retratado em muitos filmes, em Inch'Allah o interessante é que a protagonista não é de nenhum lado, é uma estrangeira. A médica Chloé é canadense e trabalha em um posto de saúde da Organização das Nações Unidas na Palestina, próximo da fronteira e de um posto de controle de árabes. Mora de um lado da fronteira, junto aos judeus, e trabalha do outro lado, atendendo mulheres e crianças árabes. É clara sua angústia e suas frustradas tentativas de aproximar um pouco as pessoas destes dois “mundos”.

Um filme que mostra a infelicidade dificilmente apresenta belos jardins ou belas plantas. E é isto que acontece neste filme. Então, por que estou escrevendo sobre ele?

Em primeiro lugar gostei muito do filme, bem feito, boa interpretação etc. Em segundo, por ficar totalmente chocada com o final do filme, como uma médica, alguém que voltou sua vida a salvar pessoas, talvez a pessoa mais sensata da história, “a mocinha”, foi capaz de um ato que levou a morte de tantas pessoas. Para mim ficou claro que este conflito tira a sensatez de qualquer um, mas o que mais gostei e aceito como a mensagem que a roteirista quis deixar, foi uma criança que fica batendo num muro enorme com uma pedrinha e acaba fazendo um furo. A criança olha pelo furo e diz (a imagem não aparece) – Vejo uma árvore bem grande e outra pequena ao lado dela. Para mim, isto é uma alusão de que, apesar de tudo, se ultrapassarmos esta barreira chegaremos às plantas, com toda sua esperança, produção de sombra, alimento, saúde, alegria etc.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A Grande Beleza


A Grande Beleza [La Grande Bellezza, Itália/França, 2013] de Paolo Sorrentino.
No filme, o protagonista e escritor Jap Gambardella (Toni Servillo) de 65 anos de idade reflete sobre sua vida e mostra o modo de vida da elite italiana, a futilidade e a amargura.  O filme é recheado de festas, noitadas, bebedeiras, drogas, casos passageiros etc.
Para mim a tal "grande beleza" do título pode ser representada pelas belíssimas obras de arte que aparecem no filme, o encanto de Roma, mas principalmente pelos jardins. A simetria, presença de água e obras de arte são algumas das características de jardins romanos.
Os incríveis jardins falam muito sobre a sociedade representada no filme, que é podada, controlada e sem forma natural em prol de uma estética absolutamente simétrica. Em uma das cenas aparece a colocação de botox em série, para que as marcas e expressões sejam eliminadas. Vale a pena ver não só pelos jardins, mas pelo filme que também mostra uma série de reflexões existenciais e bem poéticas, além disso, o filme é muito bem feito em tudo, fotografia, edição, montagem, trilha sonora, enfim... Não percam!

domingo, 5 de janeiro de 2014

Uma Estranha Amizade



Uma Estranha Amizade(Starlet, EUA/Reino Unido – 2012) com direção de Sean Baker estreou meu ano de 2014 e marca minha volta a escrita no meu blog, tomara que eu consiga continuar.
Alguns gostaram do filme, outros não, eu particularmente achei bem interessante e recomendo, principalmente olhando pelo lado da jardinagem.
No filme, Sadie (Besedka Johnson) uma senhora de 85 anos é obrigada pela justiça a limpar seu jardim, pois um pedestre se acidentou andando na calçada e para diminuir a bagunça e entulhos faz um bota-fora e põem a venda vários objetos. Entre os itens há uma garrafa térmica que é comprada por Jane (Dree Hamingway) uma jovem que quer utilizá-la como vaso, e descobre uma grande quantidade de dinheiro dentro do objeto. Sem saber o que fazer, Jane resolve se aproximar da senhora e de alguma forma tentar ajudá-la, porém esta aproximação é muito mais profunda para ambas.
Apesar dos maus cuidados e da grande desorganização do jardim, nele há flores, há esperança. Duas delas são comentadas e ditas como as prediletas das personagens, a margarida amarela com o centro preto, que aparece espalhada pelo jardim é conhecida nos EUA como Black Yead Suzan e a ipomeia azul – Morning  Glory, cobrindo um caramanchão. Podemos também ver outras flores como as rosas brancas, begônias etc.
O que mais me chamou atenção foi a relação do estado emocional de Sadie com o jardim, apesar da presença de belas flores a falta de cuidados em ambos os casos pode comprometer muito a estrutura física.
O jardim quase sempre é o retrato do dono dele e neste filme podemos observar bem isso. Vale a pena conferir!